Sobre a soja

Embora a soja seja utilizada na cozinha chinesa desde o século XI a.C, apenas no início do século XX chegou ao Ocidente.
Muitos estudos actuais comprovam que os produtos à base de soja, como a proteína texturizada, o tempeh ou o tofu, reduzem o risco de cancro da mama e da próstata, aliviam os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores nocturnos, ajudam a controlar a diabetes, a osteoporose e arteriosclerose.

A soja é uma planta herbácea e tem aproximadamente 10.000 variedades. É da família das leguminosas (popularmente é um feijão) e teve sua origem na China, onde é bastante utilizada desde o século XI a.C. Foi considerada uma das 5 sementes sagradas, sendo-lhe atribuída a própria sobrevivência da China, devido ao seu uso nutricional como principal fonte proteica.

É também de extrema importância para a agricultura, pois tem uma bactéria que fixa o nitrogénio no solo. A sua parte comercializada é a semente, variando de tamanho, cor e forma, como também quanto ao teor de óleo e proteínas.

A de maior comercialização é a de cor amarelada e arredondada, por ser privilegiada com o melhor sabor. A soja chegou ao Japão entre o terceiro e o oitavo séculos d.C. Actualmente é conhecida como "Rainha da Cozinha Japonesa", tal a variedade de produtos dela oriundos: missô, shoyu, tofu, natô, entre outros. O primeiro país ocidental a usá-la foi a Inglaterra, que em 1908 recebeu a primeira carga para obtenção de farinha e óleo. Aos Estados Unidos só chegou em 1924, transformando-se desde então no seu maior produtor, seguido pelo Brasil.

No Ocidente o seu principal uso foi sempre o óleo, já que o grão, farinhas e bagaço eram usados apenas na ração animal.
Actualmente a situação está a alterar-se, por influência das cozinhas chinesa e japonesa, bem como por influência dos vegetarianos e veganos, que encontraram na soja uma óptima fonte proteíca.
Um dos derivados de soja mais utilizados é a P.V.T. (Proteína Vegetal Texturizada), conhecida também como "carne de soja". Obtida do grão de soja, após o processo de extracção do seu óleo é constituída em média de 53% de proteína de alto valor biológico.
É um alimento extremamente versátil e absorve facilmente o sabor dos temperos, podendo substituir a carne em diversas preparações, como strogonof, feijoada vegetariana, jardineira vegetariana, sojaburgers, croquetes, recheios, refogados, etc.

Um 1 Kg de soja equivale a 3 Kg de carne em proteínas. É uma das maiores fontes de nitrogénio, bem como o alimento mais rico em lecitina, que tem como base o fósforo, o qual faz parte de todas as células do organismo. É ainda um alimento rico em potássio (2.200 mg) e nas vitaminas A, B, D e E. Há quem afirme que ela provoca descalcificação dos ossos. Mas a ideia está longe de ser consensual. Pelo contrário, a verdade é que cada 100 gramas de grão contêm 90 mg de cálcio, e a ideia da descalcificação parece ter sido um falso mito criado em torno do produto.


Baseado no original de:
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=15



Inserido em: 2005-12-11 Última actualização: 2012-07-30

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Soja



Comentários



quais riscos de um de um menino de 3 anos que toma muito suco soja

meu filho tem 3 anos e 6 meses e toma suco a 2 anos, quais riscos que ele corre,ele nao tem rejeicao a lactose, toma pois gosta,mas li materias sobre o que a soja pode causar em relacao feminilidade dos meninos,podem me ajudar.
(Por: fabiola )

[Por: @ 2010-11-16, 01:52 | Responder | Imprimir ]

Re: quais riscos de um de um menino de 3 anos que toma muito suco soja

Nos comentários anteriores já encontra resposta a essas questões.

[Por: cris @ 2010-11-16, 16:00 | Responder | Imprimir ]



leite de soja

meu filho tem 1 ano, e toma leite de soja por intolerância a lactose. mas li uma reportagem que leite de soja tem mt hormonio feminino e pode até dar peito em meninos. isso tem sentido? estou preocupada.
(Por: giuliane)

[Por: @ 2010-11-10, 04:09 | Responder | Imprimir ]

Re: leite de soja

Não existem estudos conclusivos sobre esse assunto. Muitos desses estudos são feitos em ratos e em substâncias isoladas da soja. A soja consumida moderadamente não tem qualquer contra-indicação. Como em tudo na vida, use mas não abuse.
Sobre esta questão sugiro leitura de:
http://www.foodrevolution.org/what_about_soy.htm
http://www.foodrevolution.org/askjohn/52.htm

[Por: cris @ 2010-11-12, 16:33 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<