Kefir de leite de soja

O Kefir é uma bebida feita a partir da fermentação de leite de soja ou de vaca (ou também cabra ou ovelha), em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras.

Os grãos de kefir normalmente são passados de pessoa para pessoa, uma vez que crescem com a fermentação. Mas nem sempre é fácil encontrar quem tenha grãos para doar e como o produto se tornou muito difundido nos últimos anos, devido às suas excelentes propriedades, a procura acaba por ser maior do que a oferta.
A manutenção dos grãos durante anos também exige que se prepare kefir quase diariamente ou que se tenham alguns cuidados especiais de conservação, quando se vai de férias ou quer parar o seu consumo durante algum tempo. Por tudo isso, os fermentos de kefir acabam por se revelar uma opção interessante para o consumidor dos dias de hoje.


Como preparar kefir com leite de soja:

 

A bebida preparada possui uma consistência cremosa, espessa e uniforme e tem um leve sabor ácido, à semelhança do iogurte.

O kefir pode ser bebido simples, usado para preparar batidos ou consumido como o iogurte, por exemplo misturado com mueslis, com bagas goji, com sementes de chia ou com fruta fresca.

Pode ainda preparar uma pasta (tipo queijo creme) para barrar no pão. Basta misturar uma pitada de sal e ervas aromáticas (por exemplo, orégãos), e colocar o conteúdo a escorrer o soro algumas horas, por exemplo usando um kit para tofu forrado com um pano fino.

Para usufruir das propriedades terapêuticas do kefir, utilize-o apenas em receitas frias, pois as altas temperaturas destroem os lactobacilos.



Inserido em: 2013.01.23 Última actualização: 2013.12.10

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Leite de soja