Tofu caseiro Tofu caseiro

Tofu caseiro

Um dos mitos do vegetarianismo é considerar-se que a alimentação fica mais cara. No entanto, quem é vegetariano sabe que isso não corresponde à realidade. São poucos os alimentos mais caros, e mesmo a esses há alternativas caseiras, bem mais económicas. Entre esses produtos para os quais existe alternativa encontra-se o tofu.


Além de ser mais saudável e não causar desperdícios de embalagens, o tofu caseiro fica a menos de metade do preço do industrial.
Com 100g de feijão de soja obtém-se 1.5 litros de leite de soja o qual, juntando coagulante, permite fazer cerca de 200g de tofu. Contabilizando todos os gastos, 1kg de tofu caseiro fica a cerca de 1.50€.

Com um kit de tofu pode confecionar-se tofu caseiro utilizando apenas leite de soja e nigari (ou outro agente coagulante). O kit vem, geralmente, equipado com uma caixa especial, de plástico ou madeira e com capacidade para cerca de 300g de tofu, para escorrer o tofu e lhe dar forma e um pano de algodão.
O coagulante (nigari, cloreto de magnésio) encontra-se à venda em lojas de produtos naturais. Para cada litro de leite, basta uma colher de sobremesa do coagulante. Pode também usar-se sumo de limão ou vinagre para coagular o leite.

Para fazer tofu em casa, basta juntar coagulante (dissolvido num pouco de água morna) ou 3 colheres de sopa de sumo de limão ou vinagre ao leite quente (75-80ºC), mexer e esperar 15-20 minutos. Quando estiver a solidificar, forra-se a caixa com o pano e coloca-se a mistura. O ideal é ter um prato fundo ou uma taça debaixo da caixa, para servir de reservatório da água excedentária (a proteína da soja irá separar-se da água). Se a mistura não couber toda de uma só vez, deve colocar-se aos poucos, deixando escorrer e pressionando, até que caiba tudo.
Pressionar tofuDepois é só deixar escorrer bem a água e pressionar. Se se quiser tofu suave - ideal para sobremesas - pressiona levemente; para tofu firme, pressiona 2-3 horas e com mais firmeza. Se desejar o tofu ainda mais firme, basta que aumente a dose de coagulante a misturar com o leite.
Para pressionar o tofu coloca a tampa da caixa e sobre ela um objecto pesado (por exemplo, uma lata de conserva, uma garrafa com água, etc.).
Quando estiver com a textura que se pretende, retira-se cuidadosamente da caixa, envolvido no pano, e coloca-se num prato ou numa taça. De preferência deve consumir-se no dia em que é confeccionado, mas conserva-se no frigorífico 2-3 dias.
Fazer tofu caseiro tem ainda a vantagem de se poder conferir-lhe um sabor de acordo com o nosso gosto, ao adicionar ervas aromáticas, algas ou sementes quando a mistura estiver a começar a coagular.

O mais prático, fácil, rápido, e económico, para fazer o leite de soja, é usar uma máquina. Além de poupar trabalho, a máquina causa menos desperdícios de soja. Mas para quem preferir o processo artesanal, primeiro deve desfazer a soja (previamente demolhada) com a ajuda de um liquidificador e depois cozer, até obter um leite, e no final coá-lo para não ficar com grumos.
Para que o leite seja de melhor qualidade, e consequentemente o tofu, deve preferir-se feijão de soja biológico, que se pode comprar a granel em algumas lojas de produtos naturais ou cooperativas de agricultura biológicas.
No final do processo da confecção do leite de soja, com a máquina ou pelo processo artesenal, ficam alguns resíduos de soja (chamados "okara"), mas existem muitas formas de os aproveitar. Podem juntar-se a receitas de pão, almôndegas ou hambúrgueres, ou para engrossar molhos.

O tofu caseiro pode nem sempre ficar tão bonitinho e compacto como os comprados, mas certamente será mais saboroso e nutritivo. Com a prática, o processo torna-se simples e prático, e o resultado fica com melhor qualidade.
O tofu pode ser usado em receitas de bolos e pudins, para dar uma consistência fofa. Serve de agente de ligação, à semelhança do leite ou dos ovos, sendo um óptimo substituto destes em receitas veganas - 50g de tofu funcionam como um ovo.
Tofu a marinarTambém pode ser grelhado, panado, estufado, usado em lasanhas, como recheio de rissóis ou empadas. Basicamente pode ser cozinhado das mesmas formas que a carne, e a nível proteico também lhe equivale (12g de proteínas por 100g de tofu). Como é um alimento de sabor neutro, em pratos salgados convém temperá-lo (por exemplo, com ervas aromáticas, alho, sumo de limão, molho de soja) 1-2 horas antes.
Em http://www.leitedesoja.com/index.php?page_id=10 encontra muitas receitas com tofu. E em http://www.leitedesoja.com/index.php?article_id=11 pode saber mais sobre as características e qualidades nutricionais deste versátil alimento.


Baseado no original de:
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=362



Inserido em: 2005.12.29 Última actualização: 2013.12.10

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Tofu



Comentários



Posso usar leite de aveia pra Tofu?

Posso usar leite de aveia para fazer tofu?
Se sim qual a receita e o método?
Obrigado
(Por: Nuno Madruga)

[Por: @ 2014.10.15 - 19:50 | Responder | Imprimir ]


ideia para espremer ou separa o bago do liguido

tenho feito tofu,
tem ficado bem firme, nao muito duro, ate macio.
gostaria que me desse uma luz para torcer, separa o liquido do bago.
aguardando
tokie
(Por: tokie sato)

[Por: @ 2010.11.30 - 12:54 | Responder | Imprimir ]

Re: ideia para espremer ou separa o bago do liguido

O ideal é usar o kit para tofu ou uma caixa com furos e deixar alguma horas a escorrer o soro.

[Por: cris @ 2010.12.01 - 16:53 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<