Bem-vind@ Visitante! Administradores

Facebook

 

 

Logo Efeito Verde

logo Midzu

Sobre o tofu

Tofu é um produto natural para a cozinha, muito apreciado devido à sua versatilidade. É originário da China e provém de uma descoberta feita no palácio do imperador por volta do século quinto. Originalmente destinado aos aristocratas e monges, era considerado como um alimento que promovia a longevidade.

Trata-se de um queijo, ou também requeijão, que é feito a partir do feijão de soja. Devido à sua proteína, quer seja cozido, guisado, frito ou assado, pode substituir a carne.

O tofu é digerido facilmente pelo nosso sistema digestivo o que permite a completa absorção dos nutrientes.
É um alimento útil na dieta de bebés, idosos, em casos de convalescença e quando se registam determinadas alergias alimentares.
Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos insaturados ajuda a reduzir os níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.

O tofu é feito de um leite produzido dos feijões de soja moídos. Os grãos de soja são primeiro descascados para lhes retirar o característico sabor amargo e em seguida são esmagados em água quente. A escolha da temperatura da água é muito importante para respeitar as vitaminas e outros nutrientes.
Depois de aquecidas, as partes duras (Okara) são separadas do leite, e então a proteína é feita coagular através da adição de nigari ou cloreto de magnésio. Esta proteína prensada é o tofu.
É um produto com uma utilização múltipla. Pode ser cortado em fatias, em cubos ou em puré, picante, doce, assado ou cozinhado. O tofu é por natureza de sabor neutro. Precisa de preparação e tempero, tal como a carne.

Pode ser consumido no estado natural ou associado a outros alimentos. Associado a um cereal completa o seu valor nutricional.
Associado a uma salada com vários legumes e vegetais é agradável pela sua frescura e sabor requintado.

Há que ter em atenção que o tofu apresenta um período de validade curto (aproximadamente 1-2 semanas), ainda que existam variedades de tofu ultrapasteurizadas ou desidratadas cuja validade é mais extensa (vários meses). A congelação do tofu altera drasticamente o seu aspecto e textura, embora possa ser congelado. Nesse caso deve ser espremido após descongelação para libertar o excesso de água.

O tofu é um alimento de alto valor proteico com oito aminoácidos essenciais: contém cerca de 12% de proteína. A carne tem entre 16 a 20 %. O tofu também é rico em minerais, principalmente cálcio e fósforo.

100g de tofu contêm:
Proteína - 12g
Óleo de soja (gordura) - 7g
Hidratos de carbono - 2,4 g
Sais minerais - 0,4g
Cálcio - 159 mg
Sódio - 7 mg
Fósforo - 109 mg
Ferro - 2,5 mg
Vitamina B1 - 0,02 mg
Vitamina B2 - 0,02 mg
Niacina - 0,6 mg


Baseado no original de:
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=18



Inserido em: 2005.12.11 Última actualização: 2010.12.05

Comentar printer     E-mail   Facebook F